12 agosto, 2005

Espera

Preocupo-me com minha boca. O que ela pronuncia... o que ela silencia... com a outra boca que deseja. Mas acima da minha preocupação, insignificante, existe alguém muito especial que preocupa-se com seu coração... com seu batimento... com seu ritmo. A segunda-feira não quero lembrar... porque, arduamente, a vivêncio agora.
Não rezarei aos Deus Trinos. Não porque corre o meu sangue saudável... porque a natureza cultural dela será mais forte que desejos ineficazes.
Possuo créditos... poderei cobrá-los!
Emocionado, encerro decretando: as lágrimas mostram o quanto humano pode ser um deus.

3 comentários:

Narciso Silva Pinto disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

O QUE EU POSSO DIZER DEPOIS DO COMENTÁRIO DA ISA, SÓ POSSO CONCORDAR. AFINAL TAH COMPLICADU ENCONTRAR PESSOAS SEMELHANTES E COM CONTEÚDO ALÉM DO IMAGINADU, ANDRÉ NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE AINDA, MAS SÓ PELOS SEUS COMENTARIOS FICA FÁCIL IMAGINAR O QUÃO ESPECIAL E CULTO VC É. MESMU NÃO TOH FAZENDU MÉDIA, ADMIRO MT PESSOAS DE CONTEÚDO. MAS EM TODO O ORKUT AINDA NÃO VI ALGUÉM Q APARENTA SER TÃO INTERESSANTE COMO VC, MEUS PARABÉNS...RSRSRS...SE EU REALMENTE FIZER CS, ESPERO UM DIA ESCREVER COMO TI, SUAS PALAVRAS FUNCIONAM COMO TELA, AO LER LOGO IMAGINU. UM ABRAÇÃO E CARA CONTINUE ASSIM QUEM ME DERA TER UM DIA TODO ESSE CONHECIMENTO, ESTOU NOVO AINDA, PORTANTO VOU SUGAR O MÁXIMU DE TI. ABRAÇOS DE NOVO, E ATÉ MAIS!!!

JL disse...

très charmant :)